Estoquee – Seu fornecedor de multicategoria

Marketplace ou Loja Online: o que considerar antes de escolher

Para aqueles que desejam vender online, é importante considerar as ferramentas possíveis para fazer isso. Os marketplaces e lojas online são as opções mais comuns, que costumam exigir poucos recursos do vendedor. O primeiro, trata-se de um canal onde vários vendedores podem fazer suas ofertas dentro do mesmo site. Mercado Livre e Amazon, são alguns exemplos de marketplace, eles hospedam produtos de diversos vendedores diferentes. No entanto, as Lojas online são exclusivas do vendedor.

As diferenças entre marketplace e loja online

A principal diferença entre marketplaces e lojas online está na independência e controle e que o vendedor possui. As regras sobre tipo de produtos permitido para venda, tipo de fotos para anúncio, exigências específicas de logística, comissão de venda, tudo é segundo o marketplace escolhido. Para manter os produtos no ar, é imprescindível seguir as regras, pois, influencia inclusive na reputação do vendedor dentro do marketplace. Já em uma loja online própria, o vendedor é independente, tem autonomia para controlar as políticas internas de sua loja, logística de entrega mais personalizada. Preços e promoções também podem ter mais flexibilidade, além de o suporte e gerenciamento ao site ser de responsabilidade do vendedor.

Outra diferença que deve ser considerada é o tipo de competição que os produtos enfrentam em marketplaces e lojas online. Nos marketplaces, vendedores concorrem com outros vendedores que oferecem muitas vezes os mesmos produtos, ou similares, o que pode levar a uma “disputa” entre os preços. Em contrapartida, em uma loja online própria, a concorrência é indireta, mais pelas ferramentas de busca, já que o cliente pode buscar o que deseja e a loja estar em meio a outras, no resultado da pesquisa.

As vantagens da loja online

Em uma loja própria, o vendedor pode pensar no design, as funcionalidades e a comunicação com os clientes, dando uma cara própria ao negócio. Isso é fundamental para quem deseja trabalhar na ideia de marca, fidelização e um relacionamento mais próximo com os clientes.

Outro benefício é não existir taxa por venda, todo o lucro, de fato, é do vendedor. Isso não significa que não há custo em manter o site no ar, mas não é uma taxa pela venda e sim pela hospedagem de toda a experiência que o site pode representar ao cliente.

Com a loja online as estratégias de marketing também podem ser mais abrangentes, além de ter o próprio regulamento para devolução, entre outras regras no site.

Vantagem do marketplace

Com certeza, a vantagem principal é a grande visibilidade que o marketplace proporciona. Estas plataformas atraem milhões de consumidores todos os dias, o que para pequenas empresas que buscam expandir, e ainda não desejam investir em marketing digital, faz toda diferença.

Além disso, os marketplaces já possuem sistemas de pagamento seguros, logística, que agrega muita praticidade e menos custos. Algumas plataformas também possuem sistema de devolução que exige pouca participação do vendedor. Esses pontos atingem diretamente na confiança dos consumidores, que se sentem mais seguros por estarem em um marketplace de grande nome, o que pode aumentar a credibilidade dos produtos vendidos.

Qual a melhor escolha, afinal?

Sempre haverá prós e contra diferentes para cada tipo de vendedor, enquanto os marketplaces oferecem conveniência, as lojas online próprias oferecem controle e independência.
A escolha certa, está ligada a fase que o vendedor está. Expandindo, no início, e dos planos. Estabelecer uma estratégia é previamente o segredo para a melhor escolha, sem riscos de congelar o crescimento do negócio.

plugins premium WordPress
Rolar para cima