Estoquee – Seu fornecedor de multicategoria

O que é e como vender em Marketplace?

Muitos lojistas encontraram nos marketplaces uma alternativa para variar e ampliar seus canais de venda.

marketplace é um modelo de negócio que inovou o comércio online, reunindo vários lojistas em um único ambiente e conectando-os a diversos perfis de clientes. O primeiro passo para iniciar as vendas nos marketplaces, é escolher a plataforma que deseja ter como parceira e se atentar aos termos de uso de cada sistema.

Quer entender melhor e ainda receber dicas sobre esse assunto? Então este artigo é pra você, confira os tópicos deste conteúdo:

  • Onde vender?
  • Escolha dos produtos
  • Como divulgar?
  • Como precificar?
  • Como impulsionar as vendas?
  • Logística e frete
  • Atendimento e avaliações
  • Dica extra

Onde vender?

As plataformas mais conhecidas são: Amazon, Mercado Livre, Magalu, Americanas, Shopee, Shein, Aliexpress, entre outras.

Algumas plataformas tem o cadastro mais facilitado, outras exigem documentações como registro de CNPJ, comprovante de inscrição estadual, declaração do regime de tributação, alvará de funcionamento e contrato social.

Escolha dos produtos

Uma das vantagens de vender dentro dos marketplaces é a possibilidade de divulgar produtos de nichos diversificados. Muitas plataformas já oferecem dados das vendas realizadas e, utilizando essas informações, a assertividade para escolher produtos validados fica muito maior. Algumas das categorias mais vendidas são:

  1. Moda
  2. Petshop
  3. Acessórios automotivos
  4. Utilidades domésticas
  5. Brinquedos
  6. Itens gamer
  7. Móveis para escritório
  8. Eletrônicos

Como divulgar?

O marketplace é um catálogo virtual, por isso fotos e vídeos de qualidade prendem a atenção do cliente e despertam um interesse maior. Descreva todos os detalhes e informações técnicas, elabore bons textos e apresente a mercadoria com todos os itens e aspectos que possam ser importantes.

Como precificar?

O preço é um dos principais fatores que levam o consumidor a concluir a compra ou não. Praticar preços competitivos atraem novos clientes, aumentando a chance de fechar novos negócios. Apesar de não ter os mesmos custos de um local físico, como locação e funcionários, é necessário calcular as taxas, descontos e comissão que os marketplaces cobram. Sendo assim, para aumentar a sua margem de lucro, comprar com um importador pode ser uma boa ideia. A Estoquee fornece produtos a preço de custo para lojistas.

Também é muito importante monitorar a concorrência, saber como eles estão precificando e alinhar de forma que não esteja nem muito barato e nem muito caro.

Como impulsionar as vendas?

É possível realizar vendas apenas com tráfego orgânico, ou seja, sem desembolsar valores para investimento, mas, para aumentar a visibilidade e a exposição dos seus produtos, você pode adotar estratégias de tráfego pago. Alguns marketplaces oferecem ferramentas de anúncios dentro da própria plataforma.

Logística e frete

Na hora de decidir se fecha uma compra ou não, o consumidor costuma avaliar o valor do frete e o prazo de entrega. Verifique nas plataformas a melhor forma de envio.

A Amazon oferece a logística FBA e o mercado livre, o FULL. Ambos são programas disponíveis para sellers com boa reputação de venda e consiste no recebimento, armazenagem, separação e a expedição dos produtos por conta e responsabilidade deles. A Estoquee prepara a sua coleta para esses programas direto do Centro de Distribuição, em São Paulo, com a intenção de reduzir o tempo de ruptura e garantir agilidade de reposição, perfeito para quem não tem espaço para manuseio e armazenamento de estoque.

Atendimento e avaliações

Compras online geram muito mais questionamentos, dúvidas e receios por parte do consumidor, afinal, ele não está vendo nem tocando no produto para ter certeza de sua compra. Por isso, é imprescindível que o atendimento prestado dê o suporte suficiente para gerar confiança no consumidor – isso envolve tanto a pré venda, quanto o pós venda – manter contato e um bom relacionamento pode fidelizar o cliente, aumentando as chances de uma recompra ou da indicação do seu produto/loja. A reposição dos produtos faz com que sua reputação nas plataformas permaneça em alta, pois reduz o risco de cancelamentos. Por isso, a Estoquee garante a recorrência dos produtos que vende, para que os sellers não percam nenhuma oportunidade dentro do comércio online.

Dica extra Estoquee

A qualidade do produto vai garantir que seu índice de troca ou devolução seja mínimo. A escolha de um fornecedor confiável pode ditar o futuro de suas vendas online. A Estoquee é um importador e distribuidor de produtos multicategoria que atende empresas brasileiras atacadistas, varejistas e importadores que pretendem fazer compras em pequena ou grande quantidade. Estamos sempre buscando novidades para importar e continuar fornecendo produtos de qualidade para que você possa vender mais nos marketplaces.

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